Artigos

Psiquiatra serve para quê?

Assim como qualquer profissional da medicina, o psiquiatra é especializado em uma área específica, é quem acompanha e diagnostica doenças mentais, que podem ser depressão, ansiedade, esquizofrenia ou qualquer outro problema relacionado à saúde da mente.

Infelizmente, vários estigmas ainda rondam esse campo, por conta do tabu relacionado aos transtornos mentais. É comum ouvir “psiquiatra é médico de louco”, isso apenas serve para afastar do consultório os pacientes que precisam de ajuda.

Alguns sintomas de doenças da mente se manifestam de forma física, como quando o indivíduo está ansioso e sente dor de barriga ou calafrios, porém a maioria deles são subjetivos e referentes às emoções, como tristeza intensa e duradoura, que caracteriza a depressão. Por não haver sinais, ou seja, sintomas “visíveis”, as pessoas julgam como algo que não existe ou não afeta tanto a vida do sujeito.

O que faz o psiquiatra?

Ele é responsável por investigar o estado mental dos pacientes, assim como analisar seu histórico a fim de apontar os possíveis quadros. A avaliação leva em conta perspectivas biológicas, psicológicas e até culturais, já que fatores externos contribuem para o aspecto da saúde mental.

O psiquiatra tem como objetivo proporcionar qualidade de vida psíquica aos pacientes, para isso pode prescrever exames laboratoriais e indicar tratamentos amplos, que envolvam a psicoterapia e o uso combinado de medicamentos. Os remédios variam de acordo com o caso. Nem todo mundo que vai ao psiquiatra precisa, necessariamente, de medicação controlada.

Quando procurar um psiquiatra?

Nem sempre um indivíduo em sofrimento mental é capaz de avaliar seu estado, por isso é comum a orientação para procurar ajuda psiquiátrica vir de pessoas que convivem com o paciente. Essa é mais uma prova do porquê devemos tratar desse tema normalmente, assim podemos ajudar quem está ao nosso redor.

A avaliação psiquiátrica pode ser indicada quando os sintomas de problemas mentais começam a atrapalhar o dia a dia do sujeito, seja pelo desânimo, seja por ataques de pânico, confusão mental ou outro sinal relacionado à saúde mental. Médicos de outras especialidades também podem encaminhar o paciente para o psiquiatra, caso notem sintomas de origem psicológica.