Tratamentos

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado.

» A esquizofrenia é provavelmente causada por fatores hereditários e ambientais.

» A pessoa pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções, bem como pouca ou nenhuma fala até a incapacidade de se concentrar e se lembrar de eventos.

» O médico faz o diagnóstico da esquizofrenia tomando por base os sintomas e depois de ter realizado exames para descartar outras causas possíveis.

» O tratamento envolve medicamentos antipsicóticos, programas de formação e atividades de apoio comunitário, psicoterapia e educação familiar. A detecção precoce e o tratamento precoce favorecem a melhora do funcionamento em longo prazo.

» O resultado da pessoa depende em muito do fato de ela tomar ou não os medicamentos da maneira receitada.

» O tratamento envolve medicamentos antipsicóticos, programas de formação e atividades de apoio comunitário, psicoterapia e educação familiar.

» A detecção precoce e o tratamento precoce melhoram o funcionamento em longo prazo.

Manual MSD