Artigos

Depressão infantil: quais são os sintomas?

A depressão infantil é semelhante à depressão em adultos, porém o caso revela-se mais delicado justamente por ser mais difícil identificar os sinais dados pela criança.

O transtorno psicológico ligado à tristeza constante e à falta de vontade de viver é caracterizado por mudanças de comportamento, como teimosia, e pode ter seus sinais confundidos com os de uma fase de crescimento ou tachados como “típicos de criança mimada”.

Essa interpretação pode ocorrer principalmente com crianças menores que, por não saber interpretar seus sentimentos, costumam expressar-se com gritos, choros, teimosia, muitas vezes acreditando sentir dor física.

Esses sinais comumente são atribuídos à idade com frases como: “eles são assim mesmo”, “essa fase é a pior, depois melhora”, ou ser respondida com punições comportamentais. Na verdade, podem sinalizar para depressão infantil.

 Nós, pais, como devemos agir nessa situação? Ficando atentos ao comportamento dos filhos e observando sintomas como:

  • aparência triste;
  • queixas frequentes de cansaço;
  • falta de vontade de brincar;
  • irritabilidade ou agressividade frequentes;
  • dor de cabeça ou barriga;
  • dificuldade na escola;
  • perda ou aumento excessivo do apetite;
  • insônia ou cansaço durante o dia todo;
  • voltar a urinar na cama.

Deve-se destacar que a birra infantil, apesar de estar associada aos sintomas de depressão, por si só não indica transtorno psicológico, pode apenas ser característica da personalidade da criança. Também é importante saber que cada criança tem comportamentos únicos, pra os quais há diferentes justificativas. Por isso é tão necessária a atenção dos pais, principalmente se demonstrarem esses sintomas por semanas seguidas.

Além disso, os sintomas podem variar de acordo com a idade. Em crianças de até 5 anos, é mais difícil identificar sinais de depressão. São mais perceptíveis sintomas como perda de peso, dificuldade para dormir, ansiedade quando estão longe dos pais, apresentando essa ideia com medo e irritabilidade. É notável também birra frequente e aparência triste.

Dos 5 até os 12 anos, é mais comum expressarem-se com inferioridade por meio de frases como “sou inútil”, “ninguém gosta de mim”, em casos de depressão infantil. Mudança rápida de humor, choro fácil e irritabilidade também acompanham esse sentimento.

Lembrando que os sintomas em si não indicam depressão. Os pais e outras pessoas que convivem com a criança devem atentar para o comportamento dela e, caso os sintomas persistam por algumas semanas, procurar um psiquiatra.

Cuidar da saúde mental das crianças é uma demonstração de amor que renderá excelentes frutos quando elas forem adolescentes, jovens e adultas.