Distúrbio do pânico

O transtorno do pânico é caracterizado por crises súbitas frequentemente incapacitantes. Os sintomas físicos de uma crise de pânico aparecem sem causas aparentes ou por meio de ansiedade excessiva motivada por estresse, perdas, aborrecimentos ou expectativas. Depois de ter uma crise de pânico a pessoa pode desenvolver medos irracionais, chamados fobias, dessas situações e começar a evitá-las. Alterações fisiológicas ocorrem preparando o indivíduo para o enfrentamento, como se fosse um perigo iminente. Aumento da frequência cardíaca (com concentração do sangue na cabeça e membros);Aumento da frequência respiratória (hiperventilação);Ressecamento da boca;Sensação de falta de ar (ocasionada pela não estimulação dos nervos sensitivos intranasais); Vasoconstrição arterial que se traduz em vertigem, escurecimento da visão, sensação de desmaio Dificuldade na transmissão dos estímulos pelos nervos sensitivos, ocasionando parestesias. O indivíduo se queixa de formigamento que acomete as pontas dos dedos e se estende para o braço (em luva, nas mãos; em bota, nos pés), adormecimento da região que compreende o nariz e ao redor da boca (característico do quadro). Hipocalcemia causa aumento da excitabilidade muscular crescente que se traduz inicialmente por tremores de extremidades, seguido de espasmos musculares (contrações de pequenos grupos musculares: tremores nas pálpebras, pescoço, tórax e braços) e chegando até a contração muscular persistente. É comum a queixa de dificuldade para abertura dos olhos (contratura do músculo orbicular dos olhos), dor torácica alta (contratura da porção superior do esôfago), sensação de aperto na garganta, de abertura da boca, e contratura das mãos. São muito frequentes as câimbras. Alguns indivíduos enfrentam esses episódios regularmente, diariamente ou semanalmente. Os sintomas externos de um ataque de pânico geralmente causam experiências sociais negativas. É comum que o medo persista e seja generalizado gerando medo de locais considerados como desprotegidos. A boa notícia é que atualmente os tratamentos para o disturbio de pânico são bastante eficazes.