Artigos

Quando procurar ajuda psiquiátrica?

ajuda psiquiátrica

O primeiro passo para procurar ajuda psiquiátrica pode ser o mais difícil, isso por conta de todo o tabu que existe em torno da área. Frases como “psiquiatra é médico de louco” ainda ressoam na nossa sociedade e afetam os indivíduos de forma profunda, muitas vezes impedindo que a pessoa busque por um tratamento adequado por causa do estigma. 

Alguns avanços são notáveis em relação ao tema, como por exemplo o atual debate sobre saúde mental, o qual tem ganhado cada vez mais força. Mas ainda há muito para desenvolvermos em relação à saúde psiquiátrica, desde tornarmos os serviços mais acessíveis, até normalizar que o psiquiatra é um médico como qualquer outro.

Não devemos colocar a responsabilidade toda sob o paciente para que ele procure ajuda psiquiátrica de forma individual. Às vezes, o indivíduo não perceberá sozinho que precisa de ajuda, por isso o apoio externo (família, amigos, ambiente escolar ou de trabalho) é tão importante. 

 

Quando sei que devo procurar ajuda psiquiátrica? 

 

Alguns casos são encaminhados para os consultórios diretamente por psicólogos. Não há uma regra sobre qual profissional o paciente deve procurar primeiro. A partir do momento que ele, ou quem convive ao redor, notar que a pessoa precisa de ajuda, é aconselhável buscar pelo meio que mais a deixe confortável para iniciar o tratamento.

Também é comum que o psiquiatra encaminhe o paciente para a psicoterapia. A direção que a intervenção clínica seguirá depende do diagnóstico alcançado. Geralmente, é conciliado o uso de medicações com sessões de terapia, ou apenas uma das opções. 

Caso você tenha notado sensações diferentes na rotina, como desânimo constante, perda de interesse em atividades que antes você sentia prazer, sentimentos e emoções muito intensas (sem motivos aparentes) ou qualquer outro sintoma que considere atípico, busque orientação médica. 

Pessoas próximas também podem te ajudar nessa avaliação e incentivarem à busca por ajuda profissional. É importante tirar suas dúvidas com um profissional da área e certificar-se de que você esteja saudável mentalmente e fisicamente.