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Transtorno de Déficit de Atenção

O transtorno se caracteriza por frequente comportamento de desatenção, inquietude e impulsividade, em pelo menos dois contextos diferentes (casa, creche, escola, etc). O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM IV) subdivide o TDAH em três tipos

1)TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
2)TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e;
3)TDAH combinado

1)Com predomínio de desatenção

Caracteriza-se o predomínio da desatenção quando o indivíduo apresenta seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção persistentes por pelo menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:

1.   Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho entre outras.
2.   Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
3.   Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
4.   Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
5.   Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
6.   Com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa).
7.   Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais).
8.   É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa
9.   Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.

2)Com predomínio de hiperatividade e impulsividade

Caracteriza-se o predomínio da hiperatividade e impulsividade quando seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade persistirem por pelo menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:

Hiperatividade
1.   Frequentemente agita as mãos ou os pés.
2.   Frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
3.   Frequentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
4.   Com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
5.   Está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”.
6.   Frequentemente fala em demasia.

Impulsividade
1.   Freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas.
2.   Com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez.
3.   Frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).

3)Combinado

Em ambos os casos os seguintes critérios também devem estar presentes:

·         Alguns sintomas de hiperatividade/impulsividade ou desatenção que causaram prejuízo estavam presentes antes dos 7 anos de idade.
·         Algum prejuízo causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (por ex., na escola [ou trabalho] e em casa).
·         Deve haver claras evidências de prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.

É necessário uma boa avaliação psiquiátrica, levando em conta estes e outros aspectos do paciente e família. Tem sido comum, crianças que não recebem limite dos pais, serem erroneamente diagnosticadas com este distúrbio.