Artigos

O que difere a tristeza da depressão?

Existe uma sutil diferença entre tristeza e depressão. O autoconhecimento desempenha papel fundamental para perceber, por exemplo, quando o desânimo persiste por um período considerável e a sensação de cansaço e apatia é mais intensa do que a habitual.

Para ajudar nessa missão de autoconhecimento, separei algumas das principais diferenças entre tristeza e depressão. Vamos conhecê-las?

A tristeza é uma emoção humana normal e saudável, experimentada por todos em algum momento. Geralmente, ela vem como resposta a eventos específicos, como perda, fracasso, desapontamento ou separação.

Essa emoção tende a diminuir com o tempo, isto é, a pessoa experimenta emoções positivas, por mais que, em alguns momentos, a tristeza seja profunda

Já a depressão, um problema de saúde mental mais grave e persistente, ocorre a sensação de desesperança, desamparo e tristeza intensa, o que interfere no cotidiano.

Diferentemente da tristeza, a depressão pode não ter causa específica ou ser desencadeada por eventos aparentemente irrelevantes, os quais nem sempre conseguimos explicar. Essa sensação dura semanas, meses ou até anos, se a pessoa não for tratada adequadamente.

O paciente com depressão pode sentir-se emocionalmente “entorpecido” ou incapaz de se alegrar, impactando diretamente sua qualidade de vida, por isso é essencial lembrar que, se você está enfrentando dificuldades emocionais, deve procurar um profissional de saúde mental para obter avaliação e tratamento adequados, seja de tristeza ou depressão.

Saiba que aqui, no meu consultório, você sempre encontrará um ambiente de acolhimento e profissionalismo para cuidar da sua saúde mental.