Artigos

Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O nono mês do ano foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O objetivo é conscientizar a população a respeito do tema e de distúrbios mentais, os quais estão relacionados a 96,8% dos casos de morte por suicídio, dos quais a depressão figura em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias químicas.

Estima-se que no Brasil ocorram 14 mil suicídios todos os anos, e no mundo, mais de um milhão. Apesar de a campanha ganhar força em setembro, é válido ressaltar que as ações devem acontecer o ano inteiro. Agir salva vidas e a população precisa estar envolvida nessa causa!

O primeiro passo é estimular as pessoas a se informarem sobre os distúrbios da mente e suas consequências, bem como facilitar o processo de reconhecimento dos primeiros sinais de que algo não está bem. Os cuidados com a saúde mental devem ser priorizados e desmistificados.

Debater o assunto é uma forma efetiva de evitar o desfecho trágico em muitas ocorrências. O tema precisa ser trabalhado em ambientes públicos, como instituições educacionais, e em empresas, e divulgado pela imprensa. Não é à toa que vários órgãos federais apoiam a campanha, assim como grandes nomes da indústria nacional.

Caminhadas e iluminação amarela são outras maneiras de fomentar a prevenção. Em 2016, pela primeira vez, o Cristo Redentor foi iluminado pela cor amarela em apoio à campanha. Este é o oitavo ano consecutivo de ações do Setembro Amarelo, e a tendência é que elas ganhem cada vez mais força e influência.

Falar sobre suicídio não deve mais ser um tabu. Infelizmente, ainda é uma realidade alarmante, que leva embora muitas vidas e assola tantas famílias, círculos de amizades e outros grupos sociais. Todos podem contribuir para a campanha e ajudar a normalizar o debate sobre prevenção.

No site oficial do Setembro Amarelo, existem diversos materiais de apoio à disposição da população. É possível fazer downloads, tirar dúvidas, assistir a vídeos educativos e acompanhar a agenda de eventos de 2022.

E lembre-se: você não está sozinho! O suicídio faz vítimas, e pode ser evitado. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço gratuito e disponível 24 horas, basta ligar para 188 e pedir ajuda ou se informar com um dos voluntários.

Em caso de emergência, o SAMU deve ser acionado pelo 192. Os profissionais da saúde são capacitados para atender a situações de crise ou tentativa suicida. Oferecer ajuda para quem precisa é um dever de todos!